8 dicas matadoras para conseguir parcerias para o seu time de futsal amador
O que é parceria?
Parceria é uma relação ganha-ganha entre a sua equipe e o parceiro que entra com alguma colaboração para seu time de futsal amador, ou seja, a parceira sempre é vantajosa para ambas as partes.
É comum encontrar no meio do futsal amador times que precisam de um parceiro para decolar seus projetos esportivos, mas só pensam no ganho que terão: desejam que o parceiro banque competições, jogos de uniformes, etc., porém, não querem dar nada em troca.
Jamais esqueça que uma parceria envolve ganhos para todos os lados. Esse ganho nem sempre é financeiro, podendo ser por exemplo:
- Divulgação;
- Visibilidade;
- Credibilidade;
- Contatos.
Quando algum desses exemplos de benefícios (quanto mais melhor) são percebidos pelo seu potencial parceiro, a chance de se firmar uma parceria aumenta. A seguir, as 8 dicas matadoras que vão te ajudar a fechar parcerias de sucesso.
Dica nº 1 – Pesquise as possibilidades
Não saia oferecendo parceira para todo mundo sem ter um projeto ou critério. O Júlio Vitória comenta, por exemplo, se o seu time de futsal amador passa uma ideia de time de família, uma ideia de equipe saudável, não faz o menor sentido buscar parcerias com fábrica de cigarro. Ao invés disso, busque fazer parceria com academias ou estabelecimentos de lanches naturais. Neste caso, sim, haverá afinidade entre o perfil da sua equipe e o perfil do parceiro.
Dica nº 2 – Estude o possível parceiro
Procure conhecer o que seu potencial parceiro deseja e precisa. Desta forma, fica muito mais fácil você chegar no ponto certo para fechamento desta parceira. Você pode, por exemplo, chegar com opções de divulgações do seu projeto no momento certo em que seu potencial parceiro está prestes a lançar um produto novo e, por isso, precisando divulgar esse produto. No final deste post (e também no final do vídeo) você aprenderá algumas ideias para criar canais de divulgação, ensinadas pelo Júlio Vitória. Essas ideias você pode implementar desde já e, assim, preparar um portfólio de opções para fechar uma parceria.
Dica nº 3 – Saiba o que tem de bom a oferecer
Ao te ouvir propor uma parceira em que você pede ajuda para que seu time de futsal amador, por exemplo, entre em alguma competição ou compre um novo jogo de uniforme, certamente o primeiro pensamento que virá na mente do seu potencial parceiro será:
“O que eu vou ganhar com isso?”
Neste momento, você precisa ter muito bem definido na sua cabeça o que você tem a oferecer. Seguindo as duas primeiras dicas deste post, você já vai sair na frente nesta negociação, pois você certamente estará de frente com uma empresa que tem o perfil da sua equipe e estudou os desejos e necessidades desse potencial parceiro.
O Júlio Vitória adverte sobre o clichê de estampar patrocínio em uniforme como moeda de troca na parceria:
“Por favor, não me venha com essa ideia “eu boto teu nome na minha camiseta”. Time de futsal só sabe oferecer nome em camiseta. Parceiro, patrocinador e apoiador não aguentam mais nome em camiseta. Vai ver alguém que comprou alguma coisa porque viu o nome na camiseta? Então, não se iluda! Nome na camiseta, não divulga nada.”
O que de fato contribui efetivamente para divulgação é contato e lista. Nome em camiseta é eficiente para alimentar o ego do parceiro (como algo extra).
Dica nº 4 – Saiba o ponto forte da parceria
O ponto forte é justamente o retorno. É o ponto em que todas as partes envolvidas na parceria vão ganhar.
Se um clube, por exemplo, te concede um espaço para fazer uma festa de graça, você divulga algum evento que este clube tenha no futuro durante a sua festa. Desta forma, seu time de futsal amador conseguiu de graça um local para realizar o seu evento, enquanto o local ganhou um divulgador de graça para o seu próximo evento. Neste cenário, os dois lados tiveram algum ganho na parceria.
Dica nº 5 – Estipule metas
Se você firma uma parceria com um açougue, por exemplo, estipular uma meta seria algo como o aumentar em 10 novos clientes dentro de um mês por meio de indicações da equipe. Este tipo de quantificação do resultado ajuda e muito o parceiro em enxergar o valor dessa parceria.
Dica nº 6 – Surpreenda
Surpreender o seu parceiro significa oferecer mais que o combinado. Se o seu time vai jogar uma competição, por exemplo, surpreender positivamente o seu parceiro que te ajuda a participar de um torneio seria inserir o nome dele dentro do espaço de jogo, tirar fotos e fazer vídeo fazendo essa divulgação, publicando-as nas redes sociais do seu time de futsal amador. Isso demonstra seu comprometimento com a entrega de algum benefício para seu parceiro e os frutos que estão sendo gerados com esta parceira.
Dica nº 7 – Apresente resultados
Uma vez fechada a parceria e tendo resultados com ela (como divulgação do parceiro), apresente estes resultados para o seu parceiro. Essa apresentação é extremamente importante para que o parceiro enxergue até que ponto esta parceria oferece retorno para ele. A transparência na relação é muito importante e positiva para a manutenção e prorrogação da parceria.
Dica nº 8 – Comemore com os parceiros
Nas comemorações dos êxitos obtidos dentro e fora das quadras, convide o seu parceiro para comemorar junto com você. Seja essa comemoração um almoço, jantar, churrasquinho ou uma simples reunião, inclua o seu parceiro nestes momentos.