A divulgação de fatos inverídicos em 1º de Abril, o Dia da Mentira, é comum no futebol. Mas o Santos passou do limite há 36 anos, em 1984.

De acordo com relato do Centro de Memória do Peixe, Cássio Nogueira, diretor de futebol à época, convocou a imprensa para anunciar a contratação de Zico, ídolo do Flamengo e à época na Udinese (ITA), e avisou sobre a chegada naquele domingo para fazer exames médicos e assinar contrato.

 

O ex-zagueiro do Alvinegro entre 1952 e 1952 falou sério e era um senhor respeitável. A notícia rapidamente se espalhou, até porque o presidente Milton Teixeira havia feito grandes contratações no ano anterior.

Horas depois, para frustração geral dos santistas, o diretor desmentiu a notícia, avisando sobre a brincadeira do 1º de Abril. Milton Teixeira o repreendeu e Cássio pediu desculpas publicamente.

“Não lembro dessa situação pois nessa data eu estava na Itália e não tínhamos as facilidades de noticias que se tem hoje com a internet”, disse Zico, à Gazeta Esportiva. 

O dirigente responsável pela brincadeira faleceu em 2014, vítima do Alzheimer. O ex-presidente morreu em 2012, por falência múltipla nos órgãos.

Crédito: Nayra Halm/ Fotoarena